Universidade              Universidade                Universidade

     Agostinho Neto        Eduardo Mondlane      São Tomé e Príncipe

                                         

                               

 Coordenador                    Parceiro                          Parceiro

 

 

            Instituto de Ciencias Jurídicas          Faculdade de Direito da Universidade

                  e Sociais de Cabo Verde                               Nova de Lisboa                  

                  

        Parceiro                                               Parceiro Técnico

 

  

   

 

 

Universidade Agostinho Neto

FDUAN

 

 

A Universidade Agostinho Neto (UAN), herdeira dos Estudos Gerais Universitários (EGU) de Angola e Moçambique de 1962, foi a primeira Instituição de Ensino Superior pública em Angola, vocacionada para a formação de quadros de excelência, a nível de graduação, especialização e pós graduação.

Reconhecida internacionalmente por sua tecnologia, inovação e qualidade, a Universidade conta com 5,497 estudantes de licenciatura, 1,516 estudantes de pós-graduação e estrutura-se em nove Unidades orgânicas, designadamente: 7 Faculdades, 1 Instituto Superior e 1 Escola Superior, que ministram 45 cursos de graduação, 13 de especialização, 31 de mestrado e 7 de Doutoramento.

Pautada pelos valores da ética, responsabilidade profissional, liberdade, diversidade, a democraticidade, equidade, honestidade e integridade, a UAN se destaca por sua qualidade e integra agora, por meio de sua Faculdade de Direito, o Projeto Intra-África PaxLusófona, promovido pela União Europeia em conjunto com a União Africana, na concretização de um de seus objetivos institucionais, nomeadamente, a extensão da cooperação internacional aos domínios do ensino, investigação e extensão.

 

Contacto:

Website:

http://www.fduan.ao 

Morada:

Avenida Ho Chi Minh,

2195, Luanda-Angola

Email:

contactos@fduan.ao

Telefone:

(+ 244) 222 32 55 56

(+244) 222 32 60 22

(+244) 222 32 48 00

 

Universidade Eduardo Mondlane

 

 

 

 

A Universidade Eduardo Mondlane (UEM) é a mais antiga instituição de ensino superior em Moçambique, fundada em 1962. Desde o início assumiu uma política que garante a equidade de acesso a estudantes oriundos das diversas regiões do País e da diáspora. É uma instituição pública de ensino superior dotada de Personalidade Jurídica gozando de Autonomia Científica, Pedagógica, Administrativa e Financeira. A UEM é, actualmente, constituída por 11 Faculdades, 6 Escolas e 10 Centros de Investigação. É uma instituição que tem como visão, ser referência nacional, regional e internacional na produção e disseminação do conhecimento científico e na inovação, destacando-se como alicerce dos processos de ensino-aprendizagem e extensão. Ela orienta-se pelos seguintes valores:

  •  Liberdade Académica
  •  Autonomia institucional
  •  Colegialidade
  •  Engajamento social e comunitário
  •  Indagação independente e confiança
  •  Compromisso nacional e internacional
  •  Ética e deontologia profissional
  •  Criatividade
  •  Internacionalização
  •  Unidade na diversidade e inclusividade

 

Contacto:

Morada

Gabinete de Cooperação

Avenida Julius Nyerere, n˚ 3453, 2˚ andar Campus Principal, Edifício da Reitoria, C. Postal 257

Maputo-Moçambique

 

Email

ginanfer@gmail.com

mobilidade.uem@gmail.com

Link: http://cooperacao.uem.mz

Telefone

+258 21484991 (ext:1889)

 

Faculdade de Direito

Avenida Keneth Kaunda, 960

Websitehttp://www.direito.uem.mz/

 

Telefones

+258 21494748

+258 21494630

+258 8446640

 

 

Universidade de São Tomé e Príncipe

 

 

  

A Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) é uma instituição pública de ensino superior que resulta da necessidade de criação de uma estrutura capaz de congregar as diferentes instituições e polos de formação a fim de conferir uniformidade funcional e institucional ao ensino superior em São Tomé e Príncipe. 

A USTP foi criada através do Decreto-Lei n.º 9/2014 por decisão do Governo de São Tomé e Príncipe e constitui uma emanação da Lei de bases do Sistema Educativo que institucionaliza o Ensino Superior Universitário e Politécnico na estrutura do Sistema Nacional de Educação.Este processo decorre, portanto, da vontade de juntar, numa mesma instituição, diversas áreas de conhecimento, criando assim melhores condições para acompanhar a evolução contemporânea da ciência, da tecnologia, das artes e das humanidades. 

Neste sentido, Universidade de São Tomé e Príncipe integra a Faculdade de Ciências e das Tecnologias, o Instituto Superior de Educação e Comunicação, o Instituto Superior de Ciências de Saúde Victor Sá Machado, bem como os demais Institutos, Faculdades, Escolas e Centros que vierem a ser criados no âmbito da sua missão, dos seus objetivos e do seu plano estratégico.

Tendo como principais finalidades o reforço da capacidade do ensino e de investigação, particularmente em áreas de fronteiras e de convergência interdisciplinar, bem como a abertura de novas oportunidades de educação superior e a promoção de dinâmicas de internacionalização, entre outras, a Universidade de São Tomé e Príncipe assume a sua responsabilidade e o seu papel central na dinâmica do desenvolvimento económico e social do país, sendo a inovação e a valorização social e económica do conhecimento referências fundamentais da sua matriz e da forma como se organiza para responder às missões definidas no seu Estatuto.

 

Contacto:

Website:

http://www.ustp.st 

Morada:

Rua da Caixa, São Tomé

São Tomé e Príncipe

Email:

 

Telefone:

(+239) 2 22 44 23

 

  

Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais

 

O Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais - ISCJS – é uma instituição de ensino superior privada e Cabo-Verdiana, a funcionar desde 2006, distinguindo-se nas áreas das ciências jurídicas e sociais cujo lema é“Excelência e Rigor no Ensino Universitário”.

 

O ISCJS tem por:

 

Missão:

Criação, transmissão, promoção e difusão do conhecimento, da cultura, da ciência e da tecnologia, através da articulação do estudo, do ensino, da investigação e do desenvolvimento experimental, de forma a potenciar o desenvolvimento humano, como fator estratégico do desenvolvimento sustentável do país.

 

Valores:

Excelência e Rigor no Ensino Universitário;

Liberdade Inteletual;

Respeito pela Ética Académica;

Solidariedade e Ação Social.

 

Objetivos:

Qualificação de alto nível dos Cabo-Verdianos, a produção e difusão do conhecimento;

Aformação, humana, cultural, artística, tecnológica, científica e técnica dos seus estudantes, num quadro de referência internacional;

O constante aperfeiçoamento da sua atividade, tanto no domínio da investigação e do ensino, como no da formação permanente.

 

Contacto:

Website:

http://www.iscjs.edu.cv 

Morada:

Avenida Cidade de Lisboa

Fazenda - Praia - Cabo Verde

Email:

 

Telefone:

(+238)262 79 38

 

 

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa 

 

A Nova Direito, a Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, foi fundada em 1996, como "pólo inovador no desenvolvimento da Ciência Jurídica". A escolha alargada de disciplinas de opção e os cursos em áreas pouco exploradas (Arbitragem, Bioética, Desporto, Estrangeiros, Legística, Segurança) acentuam a distinção da marca NOVA.

 

O 1.º Ciclo, para além das principais disciplinas jurídicas, oferece um vasto leque de disciplinas de opção com o objetivo de proporcionar uma compreensão alargada do mundo intelectual e social em que o Direito se insere. O 2.º Ciclo vai de domínios tão relevantes como a preparação de excelência para as tradicionais profissões forenses (Mestrado Forense e Arbitragem), até às áreas dos mercados de capitais, banca e seguros (Mestrado Direito e Mercados Financeiros), passando por áreas de enorme desenvolvimento no futuro, como o Direito Marítimo (Mestrado em Direito e Economia do Mar: A Governação do Mar). Oferta esta que inclui ainda os já reputados Mestrados em Direito Público e em Direito Internacional e Europeu, Direito e Segurança, assim como em Direito e Gestão. O 3.º Ciclo, implicando a discussão do projeto de tese e a apresentação de um tema ao SPEED (Seminário permanente sobre o estado e estudo do Direito) permite ultrapassar a mera participação nos tradicionais seminários de investigação.

 

O CEDIS (Centro de Investigação & Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade), o Laboratório LRAL (Resolução de Litígios), a Antígona (Igualdade e Discriminação), o CPIC (Concorrência e Propriedade Intelectual) têm congregado a investigação de professores e doutorandos.

 

Contacto:

Website:

https://fd.unl.pt 

Morada:

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa

Campus de Campolide

Coordenadas GPS: 38.732591, -9.160372

1099-032  Lisboa - Portugal

 

Email:

 

Telefones: 

21 384 74 00